terça-feira, 16 de outubro de 2012

QUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


No Brasil os docentes do ensino da area da saúde são contratados mais pelos seus saberes técnicos do que pelas suas habilidades didáticas pedagógicas e seu perfil humanista. Esta característica torna o professor, em muitos casos, um indivíduo inseguro e solitário sem referencial teórico-prático na área didática pedagógica e humanística.
Muito se tem falado e escrito sobre a formação de um professional de saúde tecnicamente competente, humanista, crítico e reflexivo, mas para conseguirmos atingir este objetivo teremos que investir na formação de docentes para o ensino das diversas profissões da area da saúde.
Os professores atuando como mediadores e facilitadores do aprendizado deverão ficar menospreocupados com passar informações e atuar dando o exemplo de um comportamento coerente com seu discurso onde, a sua atuação visa descentralizar o processo de ensino e aprendizagem da figura do docente e tornar o aluno um ator ativo na construção de seus conhecimentos.
A FAMED tem a obrigação de investir na qualificação de docents, especialmente no que tange a formação didático-pedagógica.

FAMED, CURSO DE MEDICINA, NOVOS CURSOS

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O Curso de Medicina da FURG já tem mais de 40 anos e durante este período procurou-se sempre priorizar a formação de médicos que ajudassem pessoas. Aliviar o sofrimento, tratar as enfermidades, curar doenças e especialmente cuidar de pessoas são os principais objetivos da formação de médicos em nossa instituição. Formar médicos com valores éticos e morais que lhes permitam atuar com humanidade e compaixão pelo próximo não é uma missão fácil.
A formação de médicos tecnicamente competentes, com perfil humanista, que estão preocupados em minorar o sofrimento alheio ajudando as pessoas a se sentirem melhores física, mental e espiritualmente é o grande objetivo de nossa instituição. Não somos formadores de médicos para este ou aquele sistema (público ou privado) e nossa missão é ajudar jovens a ingressar em um Mercado competitivo e dinâmico cuja maior preocupação é com o outro, o paciente.
Diante desta realidade a FAMED deve priorizar a formação de médicos humanistas, como recomenda as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, com alta capacitação técnica com o fim de atender pessoas que sofrem e necessitam de cuidados.
Tal recomendação requer desta instituição enormes recursos e esforços para que esse objetivo seja atingido. Recursos financeiros são muito importantes, mas são as pessoas (alunos, professores e servidores técnicos) as responsáveis pela remoção dos obstáculos e modificadoras do futuro.
Para alcançarmos os nossos objetivos precisamos investir em todos que compõe esta unidade. Professores, técnico-admnistrativos e especialmente alunos precisam estar imbuídos do desejo da mudança e se unirem em torno de um programa que nos mantenha na ponta da formação de médicos.     
A Graduação em Medicina e as Pós-Graduações latu e stritu sensu são as prioridades da FAMED. Novos cursos de Graduação e Pós-Graduação devem ser implantados para que possamos angariar forças e podermos nos manter neste modelo competitivo e qualificado que esta sendo implantado pelo MEC. A união da FAMED com a Escola de Enfermagem e a criação de novos cursos de graduação podem nos impulsionar para este futuro que se aproxima. Não podemos nos furtar de sonhar e de fazer nossos sonhos se tornarem realidade. O novo Campus da Saúde deve ser terminado brevemente e devemos nos preparar para as novas responsabilidades que advém desse crescimento.