quarta-feira, 17 de outubro de 2012

QUALIDADE ACADÊMICA DOS DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

-->
A busca constante e inexorável da excelência acadêmica é condição sine qua non para a existência da Universidade. Dois são os momentos em que a instituição pode agir no sentido de atender a esta condição: 1) quando da contratação de novos recursos humanos 2) quando da elaboração e execução do plano de capacitação dos servidores.
É preciso maximizar o ganho de qualidade destas duas oportunidades. As vagas abertas para um concurso devem primar pela qualidade do futuro servidor e avaliação do custo-benefício com que este servidor poderá atender as diferentes demandas da unidade. Da mesma forma, buscando a eficácia do investimento púbico, a capacitação deve atender a um plano estratégico que vise metas e objetivos específicos a serem alcançados.
A titulação acadêmica de um servidor de Estado não é propriedade individual, ela é antes um bem coletivo, que nesta ordem de valores deve atender demandas comuns antes de trazer benefícios individuais

O QUE PROPOMOS PARA O HU


A CHAPA AMPLIAÇÃO tem o compromisso moral e ético com a preservação e ampliação do Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Jr. e tudo que estiver ao nosso alcance será feito para que o HU possa continuar a prestar os relevantes serviços a sociedade na qual estamos inseridos.
A nossa proposta inclui a união de esforços com a Escola de Enfermagem e todos os demais cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde num movimento forte, transparente, meritocrático e de excelência para apoiar a direção do HU na difícil tarefa de gerenciar esta complexa estrutura.
Nos empenharemos no sentido de valorizar o trabalho médico e de outros profissionais da área da saúde e lutaremos pela recompensa meritória do trabalho dos docentes que atuam no HU.
Temos a convicção de que com serviços fortes e bem organizados o HU  continuará a ser o mais importante prestador de serviço da FURG a comunidade e que só teremos que nos orgulhar de tais préstimos.
Finalmente, uma estrutura sólida, comprometida, com autonomia necessária para uma eficiente gestão, permitirá que o HU possa transformar-se num centro de pesquisa coeso e produtivo.

O QUE É E PARA QUE SERVE O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO?

 
O curso de Medicina, bem como os demais da area da saúde, deve ter como pilar central de sua estrutura o Hospital Universitário (HU). É o maior e mais importante laboratório para  o aprendizado médico.  

Um HU é constituído de inúmeros setores que de uma forma única servem para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Talvez seja um dos raros exemplos de local da academia onde se possa  exercer plenamente as suas três principais vertentes.

Particularmente para os cursos de medicina e enfermagem, as diferentes enfermarias (clínica, cirurgia, pediatria, gineco-obstetrícia e de especialidades), as emergências, o SPA, os ambulatórios (gerais e de especialidades), a UTI, o centro cirúrgico, o centro obstétrico, os hospitais dia, o centro de imagem, os laboratórios entre outros serviços proporcionam aos alunos e seus professores (médicos e não médicos) uma vivência prática diuturna incomparável.

É nos hospitais, que os estudantes aprendem a conviver com o sofrimento e a dor física,mental e espiritual, percebendo a miséria humana na sua mais crua faceta,

O HU é o local onde  se aprende a ser médico e a trabalhar em prol dos que sofrem, pois quando os pacientes procuram o médico eles esperam que este solucione os seus problemas, curando-os ou aliviando o seu sofrimento.

Lamentavelmente, ao longo das últimas décadas tem prevalecido o discurso: que o ensino médico deve ser "desospitalizado, pois atribui-se a crise vivida no setor da saúde ao modelo Flexeneriano. Tal crítica é feita com o propósito de desestruturar o ensino médico como está constituído e implantar um novo modelo que vem se mostrando ineficaz. Os que podem (por terem poder oudinheiro) contratam serviços de medicina privada ou procuram os nossos melhores hospitais (Sírio Libanês, Albert Einestein, CopaDor, Mãe de Deus, Moinhos de Vento entre outros grandes e excelentes serviços que oBrasil possui). Não os condeno, pois faria o mesmo. Contudo, O que desejo é que o mais simples dos brasileiros possa usufruir do que há demelhor a ser oferecido na medicina atual e que certamente é aprendido
nos HUs.